Impessoal e Transmissível

Humor e devaneios pessoais

“Será amor ou dependência”

Esta foi uma das minhas leituras mais recentes na Secção de Leitura Especial da Biblioteca Nacional. Agora que a psicologia das relações se tornou moda, livros como este abundam no mercado.  O principal guru é o conhecido Dr. Phill, mas muitos outros psicólogos se dedicam a esmiuçar as diferenças entre sexos e a sugerir caminhos para a conquista do “homem ideal” / “mulher perfeita”. Brenda Scheeffer é mais um desses nomes. Para a escritora a chave do sucesso está em não criar dependências nos relacionamentos, o que não implica necessariamente um não envolvimento. O livro aconselha relações mais saudáveis, abertas, inteligentes, sem estigmas e paranóias. Os conselhos serão realmente eficazes ou tudo não passa de estratégia comercial? Cabe a quem lê decidir. De qualquer das formas, e na minha opinião, Scheeffer gasta cerca de 230 páginas num assunto que caberia em menos de metade. O assunto se bem que atraente para as grandes massas acaba por ser demasiado mastigado. Outro pormenor: a autora atribui a muitos dos problemas das relações possíveis traumas de infância. O que é pouco original e fastiento.

Anúncios

Julho 28, 2007 - Posted by | Leituras SA

4 comentários »

  1. de facto uma relação com liberdade resulta muito melhor.
    mas eu vou mais pela estratégia comercial. alguns deses autores às tentas nem são psicologos. como aqueles pastores que vão à televisão fazer milagres. nao sao padres de certeza, quanto mais santos milagreiros…

    Comentar por kableira | Julho 28, 2007 | Responder

  2. Nem tentes comparar essa lady com o super hiper mega ri fixe dr. Phil. Ele resolve casos que nem Deus, senhor de todas as coisas e formas de vida, saberia resolver. Bem, tu dizes que tudo o que está escrito nesse livro caberia em metade do mesmo. Eu sou mais radical e digo que caberia em duas páginas. É aquele tipo de assunto que dizer tudo ou nada, é a mesmíssima coisa. Parabéns pela coragem e envergadura. Seria incapaz de ler uma coisa tão refinada e requintada.LOL
    Bjo

    Comentar por Paulo Ribeiro | Julho 29, 2007 | Responder

  3. Olá:)
    O Joe esteve mesmo no Algarve e cantou Maravilhosamente, risosss…. Adorei.

    Quanto ao Sr. que mencionas, acho que tens razão o que ele escreve cabe em metade do mesmo.

    Bjo

    Comentar por Miss Slim | Julho 30, 2007 | Responder

  4. Beijinho e boas férias

    Comentar por Blossom | Julho 30, 2007 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: